O 18.º BMW Art Car vai estrear-se em Macau esta semana
É chegada a hora para a mais recente obra de arte promovida pela BMW fazer a sua… estreia nas pistas! Seguindo uma tradição da marca bávara que lançou o primeiro "Art Car" há 42 anos, muito deles são feitos não apenas como obras de arte mas para se destacarem nas pistas, nas corridas mais famosas do Mundo. E o "Art Car" concebido pela artista chinesa Cao Fei, com base no M6 GT3, terá o seu baptismo de pista, esta semana, no Grande Prémio de Macau.
Desta vez, contudo, este "Art Car" deixará muitos sobrolhos franzidos porque, olhando para o BMW M6 GT3, só se vê um carro totalmente negro mate, como se fosse um caça furtivo… Porque, ao contrário do que aconteceu até aqui, a artista Cao Fei não olhou para o automóvel como uma tela mas como um elemento fundamental de algo muito maior… mas que nem todos poderão ver. Será um "Art Car" algo elitista, é verdade, mas não tem a ver com a capacidade financeira do observador, antes com a possibilidade de o ver ao vivo e de utilizar uma aplicação gratuita que se obtém na App Store (BMW Art Car #18).
No fundo, a obra de arte é composta por três partes: um vídeo que pretende simular uma viagem espiritual no tempo, ligando a sabedoria ancestral asiática à desenfreada aceleração tecnológica do terceiro milénio; a realidade aumentada proporcionada pela tal aplicação e que "pinta" toda a parte acima do carro de partículas coloridas; e o próprio M6 GT3 na sua base de fibra de carbono, naquele negro que não reflecte. E é o espectador que, através dos seus movimentos e da aplicação, consegue interagir com o carro, provocando os mais variados efeitos visuais.
Os primeiros quatro carros foram pintados por nomes grandes da história da arte contemporânea como Alexander Calder, Frank Stella, Roy Lichtenstein e Andy Warhol. O exercício artístico não mais parou, apenas com uma interrupção maior entre 1999 e 2007, embora quase sempre com modelos de estrada, tendo voltado ao espírito inicial com o BMW M3 GT2 espectacularmente desenhado por Jeff Koons e que correu nas 24 Horas de Le Mans de 2010. O carro de Cao Fei é o 18.º Art Car por o projecto ter sido lançado primeiro, já que o de John Baldessari que correu em Daytona é considerado… o 19.º.